quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Apenas algumas coisas que estão rolando em minha cabeça de mãe

Olá para quem nos acompanha!
Deixo dias o blog ás traças, mas sempre volto, ao menos para um oi.
É, esse blog já foi legal. Houve uma época em que eu incluía algumas boas informações, hoje venho relatar algumas coisas porque quero mesmo deixar o registro de tudo. Isabella está prestes a ser alfabetizada e em breve poderá ler muitas coisas sobre si mesma, e sobre sua mãe.

Vira a mexe penso: preciso escrever sobre isso, preciso registrar no blog.
Mas aí os dias passam, outras coisas surgem, e passa sem que eu tenha conseguido vir escrever.


As meninas estão se desenvolvendo, cheias de gracinhas e de teimosias. Desafiador a criação de filhos, especialmente quando você reflete melhor sobre isso. Estou começando a acreditar que quanto mais informações temos, mais sofremos com ela, não sabemos lidar. Acho que esse tipo de coisa traz reflexão, de todos os lados, e aí colocar na balança e escolher essa ou aquela filosofia é melhor, me deixa maluquinha!

O Ozzy, nosso cão, têm demonstrado sinais de estresse. Desenvolveu TOC, uma noite dessas estava lambendo o chão de forma viciante, com os olhos esbugalhados, sem conseguir relaxar. Passei parte da madrugada  com ele, ele acalmou, dormiu. Preciso de mais tempo com ele, para ele, ele precisa de mim, de passeios, de mais amor.

Ainda me sinto deslocada com a volta do mercado de trabalho formal. Esse mercado totalmente despreparado para lidar com uma mãe. Não compreende, não abraça essa mãe, não avalia. Ou avalia: que ela não atende ás expectativas.
Fico naquela balança: devo fazer o quê da vida? Preparar meu futuro, ou o da minhas filhas?
Me sinto egoísta de trabalhar e delegar parte da criação delas à terceiros... porque 12 hrs distantes no dia, não dá para dizer que tudo será igual. Mas em casa eu já não me sentia realizada, e essa questão do futuro me incomoda sempre, desde a infância planejo minha vida, quero ter garantias... mas isso tudo parece tão falso e utópico...

E sobre as irmãs?
Elas como irmãs, é gostoso de ver!
Ambas se amam muito, são carinhosas uma com a outra.
Isabella enche de beijos, Isadora quer incluir a Isabella em tudo. É delicioso ver essa interação.
Isabella cede bastante para Isadora, Isadora se aproveita e quer tomar tudo dela... existem os ciúmes, os desentendimentos, mas tudo bem normal né?
Sei que vê-las juntas é a descrição da minha felicidade.


Estivemos passando por algumas grandes problemas com a vovó, tudo está melhor agora, mas tem uma tensão no ar, por tudo que passou, como foi. Nisso tudo, as meninas tiveram menos atenção, Isabella menos ainda, e ela sentiu, muito. Eu também sinto muito por isso. Mas sempre é tempo de tentar o melhor.

 Depois de tudo junto e misturado, mais um assunto importante:

Quero engrossar o coro com a amiga Lu, mãe da Malú, sobre a importância das empresas registrarem  informações sobre composição e possíveis alergênicos nos rótulos dos produtos, veja mais aqui.


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Gá aos 5 anos

Os últimos dias foram bem corridos e complicados. Desde o final de Julho o vovó materna adoeceu, e foi uma correria de dias, a família toda de desdobrando para cuidar.
No meio disso tudo meu as meninas, minha casa, meu trabalho...
Percebi que Isabella sentiu muito tudo isso. Já estava pequena a atenção à ela, por causa da irmã que além de mamar, dormir comigo, ainda demorou para andar (agora está andando já). Nesses últimos dias não fiz nenhuma atividade com ela, tentava ao menos conversar na hora do banho, mas minha cabeça estava a mil.
Isabella está bem imediatista, nervosa, com choro fácil. Vejo que está cansada da rotina puxada, que sente saudade de estar em casa. Como ela têm tido pouca atenção, ao invés de conversar e explicar o que sente, ela externiza com agressividade e chorando. Qualquer coisa que é contrariada, chora. Seja para ir para a escola, trocar uma roupa, tomar banho... e isso vira uma bola de neve, fico nervosa, o pai também.
Mas essa última semana foi mais tranquila e pude analisar essa situação toda.
Além disso, ela está com uma irritação nos olhos que vai e volta... quando levei no oftalmo final de junho ele disse que estava tudo bem, que era irritação da poluição. Mas vira e mexe fica muito vermelho, até a escola já ligou pensando ser conjuntivite. Remarquei outro oftalmo para ela.
Escola, ela vai por obrigação. E nos últimos dias têm gostado mais da escola da prefeitura, não quer ir para a recreação particular a tarde...

Estou pensando em uma alternativa para o próximo ano.

Gá aos 5:
- Conhece todas as letras
- Escreve o nome dela e da irmã sozinha
- Escreve algumas palavras se ditamos as letras
- Faz muitos desenhos da família
- Pinta direitinho dentro dos desenhos
- Gosta de dançar
- Gosta de ficar na casa da vovó... começou a ficar lá sem reclamar do ano passado pra cá

É interessante ver ela amadurecendo em alguns aspectos, crescendo, compreendendo certas coisas... mas contestando muito, discordando, me testando, e inclusive, me julgando. Ela tem o temperamento muito parecido com o pai, nuances bem diferentes: ou está tudo bem, ou está péssimo, não existe meio termo.

Minha primogênita...