sábado, 31 de outubro de 2015

Intolerância à lactose da Gá e a escola

Isabella está a 2 meses com a dieta de restrição à lactose, e logo que recebemos os laudos médicos com a restrição entregamos ambos na escola. Laudo do alergista e laudo do gastro.
A escola nos explicou que não pode solicitar uma dieta especial para ela, ela simplesmente se alimenta do que não tenha leite. Acho que a dieta dela fica pobre assim, já que quase tudo na escola tem leite né... essa cultura do leite ser tão importante!
Claro que por mim, eu faria os lanches dela e enviaria, mas na escola da prefeitura, isso não é permitido.

Foi avisado no começo de outubro, que no dia 29/10 teria festa à fantasia na escola, e comentei com Isabella, pois ela adora se fantasiar! Ela me perguntava diariamente: mamãe, amanhã é o dia da festa? Sendo assim, a coordenadora me ligou ha 15 dias antes da festa, com o seguinte discurso:
- no próximo dia 29 terá a festa a fantasia na escola, e estamos ligando para avisar às mães das duas crianças com restrição alimentar (Isabella e outra criança) que terão alimentos com leite, e não terá opções para as crianças com restrição, então sugerimos que elas não compareçam no dia, pois estamos "preocupados" com elas, com medo que acabem ingerindo alimentos que não devem, porque no dia da festa terá uma mesa com diversos doces à disposição das crianças para servirem-se à vontade, e a escola não tem condições de evitar caso ela queira comer....
Eu questionei se não podíamos conversar e chegar numa solução, eu poderia comparecer para acompanhá-la, ou enviar o lanche dela, ou se ela poderia participar de apenas parte da festa, e na hora de servir o lanche/doces eu buscaria ela, ou se não poderiam ser doces que todos pudessem comer, porque tem uma gama enorme de doces sem leite! E as duas crianças que não ingerem, poderiam ir, não se sentindo excluídas... porque ela esperava pela festa, confraternizar com os amigos, já tinham combinado entre eles as fantasias, era algo que ela estava se preparando e aguardando para ir...
Mas ela manteve a posição, que era somente crianças e que eu não poderia ir, que mesmo enviando lanche, eles não se responsabilizariam se ela ingerisse algo com leite. Que se eu a enviasse no dia, teria que autorizar que ela ingerisse produtos com leite no dia, que eu deveria me responsabilizar (mesmo não podendo comparecer). A corrdenadora me disse que mensalmente eles fazem comemoração para os aniversariantes do mês, e por causa das duas crianças com restrição, eles servem todas as vezes bolo de cenoura, e as crianças só comem o mesmo bolo todo mês por causa delas, das crianças com restrição... Questionei o que serviriam então, e ela me exemplificou que teria o doce "teta de nega", que é a maria mole coberta com chocolate. Serviriam isso numa mesa, para que as crianças de 0 a 4 anos (idades atendidas na creche) pudessem se servir à vontade???!!! Não sou a favor desse tipo de coisa na escola, mas se querem tanto dar, que dessem 1 unidade para cada criança, pôxa! E minha filha não correria o risco de comer... além de outros muitos doces que teriam disponibilizado lá! Mesmo que ela não fosse intolerante, eu não quero que ela coma esse tipo de coisa.
Não entendo porque uma escola precisa servir esse tipo de coisa.... Não entendo porque uma escola não pode ser inclusiva, mesmo que isso seja lei. Não entendo como essa mesma escola possa receber crianças com dificuldades maiores que essa (para mim, não ingerir leite não foi uma dificuldade, na verdade tem sido um alívio, me sinto bem melhor seguindo a dieta da Isabella...).

Mesmo com todos esses questionamentos e descontentamentos com a escola, enviei via agenda minha resposta sobre isso, para documentá-la. Não fui respondida em minha dúvida, Relatei que estava aberta a achar uma solução, e que não queria tirar ela do convívio com os amigos, porque era um direito dela participar da festa, como parte da escola, como uma aluna regularmente matriculada, inclusive, a festa foi em um dia letivo normal. Sugeri colocar plaquinahs indicativas com o desenho de uma vaquinha, informando quais alimentos tinham leite, e que ela e a amiga não pegassem... ajudaria até todas as professoras e colaboradores a saber.
Sem obter resposta, na outra semana cobrei um posicionamento da escola, que me respondeu:
-ok mamãe, fique tranquila que providenciaremos um lanche para Isabella.
Se fiquei tranquila? Claro que não...
Tive que evidenciar que isso fazia parte de um DIREITO dela, praticamente em tom de ameaça, para eles a aceitassem... senti o preconceito, pensei nas mães de alérgicos, pensei nas mães de crianças especiais... pensei nas dificuldades dessas pessoas, que claro são bem maiores que as minhas.... e infelizmente, muitos acham que a escola está certa, que a coordenação realmente se "preocupou" com ela excluindo-a da festa anual em dia letivo, ou seja, excluindo ela de um dia de aula!

No fim das contas? Ela não foi para a festa... expliquei para ela o porquê, ela mesma explica ás pessoas que a abordam sobre isso, que não foi pq na festa tudo teria leite e ela não pode... e não deixei que fosse nenhum dia dessa semana para a escola, para não ficar ouvindo os planos, vendo os preparativos serem feitos, para uma confraternização em que ela não era bem vinda apenas por não digerir a proteína do leite! Documentei o máximo que pude, porque quero relatar isso na diretoria de ensino para que capacitem os profissionais dessa creche a receberem melhor seus alunos com necessidades especiais.
Sorte que ela nunca gostou dessa escola e ficou feliz de passar a semana toda em casa... assim não me cobrou tanto por não ter ido à festa! Esse é o ultimo ano dela lá.

Isabella compreende que não pode... ela vê todos os dias crianças tomando leite e ela no suco. Ela vê crianças comendo um bolo ou pão com leite, e ela na bolachinha. Ela se frustra às vezes, mas nunca vi comer algo em que eu tivesse informado ter leite, porque sabe que não faz bem à ela. Disse isso à coordenação, mas só o que ouvi é que "não podemos nos responsabilizar"...

Que o mundo possa compreender melhor o outro em todos os sentidos! Um pouco de empatia já ajudaria.

Como ela não participou da festinha na escola, eu e uma amiga fizemos a própria festinha das nossas pequenas:

A amiga Camila fazendo careta! kkk








Tudo que ela possa comer, feito em casa!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

11 meses Isadora

Nossa caçulinha:
- Quer comer sempre com as mãos, gosta de se lambuzar toda!
- Divide a comida com o cachorro (nosso Ozzy, gão) e divide com ele
- Têm 1 dentinho!!! o segundo querendo sair
- Aprendeu dar passinhos quando a seguramos
- Aprendeu a bater palminhas
- Dá sorrisinhos sarcárticos engraçadíssimos
- Está mais grudada do que nunca na mamãe... parece ter muito medo que eu a deixe... quer que fique sempre ao lado, de preferência no colo!
- Queremos fazer a transição para o quarto dela ainda este ano! Vou deitar e amamentar ela o quanto baste, mas ela vai ficar no cantinho dela. Calor chegando e fica complicado a cama cheia! Além disso compramos uma treliche para o quarto delas.
- Ficou com uma assadura por quase 1 mês, horrível! Virou fungo... tratamos bastante com pomada, muita troca, lavar, secar bem... ainda está se recuperando! Usou nistatina, depois miconazol.
- Cortei o leite de vez da dieta dela... desconfiei que a secreção demais podia ser o leite.. e por via das dúvidas...
-A alimentação tem incluido muito:
lentilha, feijão, couve, latanja, mamão, melancia, pêssego, quinua, arroz comente integral, polentinha 1x por semana, abacate, manga, aveia, ovo, carne vermelha e branca (pouco), espinafre, abóbora, tomate, brócolis, couve flor, acelga, repolho.... o que ela mais come são esses. Mesmo assim intestino bem trancadinho.
- A comemoração de 1 aninho será um bolo para o parabéns, com a mesa em detalhes rosa e lilás, sem tema. Ela tem um vestido rosa lindinho, e vamos aproveitar ele, por isso a escolha das cores. Coisa simples e rápida, porque ela cansa fácil e quero que seja gostoso para ela!
- Adora leitura! Leio para ela e Isabella e ela fica encantada. Pega o livro e me imita, até aponta o dedinho como eu faço...kkk
- Fala mama, papá, e balbucia outras coisinhas
- Fez lavagem intestinal esse mês porque travou o intestino... a pedi do PS passou colikids para ela. E ficou acatarrada novamente (xarope/antialérgico/inalações)...


Alguns registros do último mês:
comendo com as mãos!


comendo com vovó

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bonita é a Mãe- O Projeto

Participei desse projeto Lindo da Renata Penna, onde ressaltamos a beleza real materna e suas transformações!

Para saber mais do projeto:
www.renatapenna.com.br

A página da fotógrafa Renata Penna no face: https://www.facebook.com/renatapennafoto?fref=photo


Essas fotos foram feitas quando Isadora estava com 4/5 meses, mas só as trouxe agora porque precisávamos divulgar primeiro no projeto.
Amei as fotos, amei o que a Renata captou... amei participar, amei ver cada marca que a maternidade me trouxe. Na verdade, só com esse ensaio consegui enxergar que minhas novas marcas são motivo de orgulho!

"O que é o corpo feminino? O que deveria ser? Que corpo é esse que abriga tudo de mim: meus sonhos, meus medos, meus desejos, meus limites? Qual é o meu corpo, agora que sou mãe? Que histórias ele há de contar? Esse corpo que gerou vida dentro de si, que viu crescer gente do seu lado do avesso, esse corpo que pariu?"
* mais em: http://www.renatapenna.com.br/portfolio_page/bonita-e-a-mae/




as mães e as crias






Amor de mãe/amor de irmãs
Amor entre aqueles que dividiram o mesmo ventre
Amor da mãe que multiplica por elas
Amor pela vida, amor para uma vida, para duas, para tantas quantas surgirem de mim.
Amor de entrega, de renúncias, de sorrisos de graça
Das loucuras e delícias da maternagem...






quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dias melhores vieram... e que permaneçam!

Isadora não teve mais crises alérgicas nos últimos dias, ha 1 mês estamos tranquilos!
Parei a medicação de uso contínuo.... não achei que estava resolvendo, não sou a  favor de medicalização, e ela ficou bem, espero que permaneça! Deus têm escutado minhas preces!
Incluí linhaça e suco verde todos os dias na alimentação, e o intetino têm funcionado todos os dias, mas ainda com dificuldades (duro).

Isabella ainda tem sintomas de inflamação intestinal, mesmo com as medidas que estamos tomando. Em novembro quero pedir exames mais específicos ao gastro. Mas mudamos a alimentação, doces raramente, sempre 5 cores no prato, salada sempre! Sucos com verduras verdes...


Estamos chegando nos 11 meses de Isadora... eu estou montando algumas coisinhas em casa, com Isabella, em EVA. Tema será rosa e lilás, sem personagens mesmo... único ano que consigo deixar assim! kkk

Venho falar mais dos 11 meses de Isadora...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Amando duas... texto que encontrei na net

Texto encontrado na internet, não sei de quem é a autoria, modifiquei para nós...

"Amando dois...

Estava caminhando segurando a sua pequena mãozinha de apenas 3 anos de idade, encantada com o brilho da nossa mágica relação, quando de repente, eu sinto um chute vindo de dentro, como se fosse pra me lembrar que o nosso tempo sozinhos está com os dias contados. E me pergunto: Como poderei amar outra filha como eu te amo?

Aí ela nasce, e eu te observo. Vejo a dor que você sente por ter que me dividir como você nunca havia feito antes. Eu ouço você me dizendo em seu jeitinho único: "Por favor, ame só a mim". E então tenho que lhe dizer que eu não posso, sabendo, na verdade, que eu nunca mais poderei.

Você chora. Eu choro com você. Eu quase vejo nosso novo bebê como um intruso na nossa preciosa relação. A relação que nunca mais teremos novamente.
Mas então, sem perceber, me vejo ligada a esse novo ser, mas tenho medo de deixá-lo me ver curtindo o bebê – afinal, é como se eu estivesse te traindo. 

E sinto a necessidade de sim, me dedicar um pouco mais à esse novo ser, porque pude fazer isso contigo, e queria que ela também tivesse esse direito de atenção, e por alguns momentos penso erroneamente que você rouba essa dedicação que poderia ser somente para ela! Quantas relações para administrar!

De repente, percebo uma mudança. Primeiro a curiosidade, em seguida, proteção, e finalmente, um verdadeiro carinho.
Mais dias se passam, e nós estabelecemos uma nova rotina. A memória de dias com apenas nós duas vai desaparecendo rapidamente. Mas algo está substituindo esses maravilhosos momentos que apenas nós dois compartilhávamos. São novos tempos - agora, somos três.

Eu vejo o amor entre vocês crescer, a maneira que um olha para o outro, o jeito que interagem. Eu vejo como ela adora você - como eu tenho observado há muito tempo. E vejo como você está ficando animada por cada uma de suas novas conquistas.
Assim, comecei a perceber que eu não tirei algo de você, eu DEI algo a você. E percebo que não tenho mais medo de compartilhar meu amor abertamente com vocês os dois. Entendi que o meu amor por cada uma de vocês é tão diferente quanto vocês são, mas é igualmente forte.

E a minha pergunta é finalmente respondida. Para minha surpresa, sim, eu posso amar outra criança tanto quanto eu te amo! Apenas de uma forma diferente.
E apesar de ter que dividir o meu tempo, agora eu sei que você nunca vai ter que dividir o meu amor. Aqui tem o suficiente para vocês duas... Cada um com sua própria fonte.
Eu amo vocês... As duas. E eu agradeço muito pelos dois abençoarem minha vida."

Amor de mãe não se divide... MULTIPLICA!