terça-feira, 25 de junho de 2013

Experimentando a vida Sozinha- Mãe órfão

Que mãe nunca sentiu saudade de um tempo que já passou?
Que mãe ainda não imaginou seu pequeno no futuro? (tá, essa é mais difícil, mas eu já). Já Imaginei a Gá dentro de uns anos, já imaginei como será quando ela não precisará de mim para quase nada mais... me dá saudade de quando ela já faz certas atividades sozinhas!

A cada nova conquista, que a gente vibra, se emociona, agradece à Deus; também nos deixa apreensivas.
Nos acostumamos com a dependência dos nossos pequenos, a ser o único ser disponíveis à eles 24 h por dia, todos os dias, nos doamos e nos entregamos à esse amor, e sabemos que, um dia, eles não precisarão mais de nós. Alguns mais afetivos ainda vão querer colo de mamãe até adultos, outros na puberdade já se intitulam donos do narizinhos de 10,11 anos. Confesso que pensar nisso, parece um pouco desagradável ao meu coração, pois até pouco tempo atrás havia uma necessidade constante de me doar à ela.

Eu sei que sentirei falta da Gá só querendo colo de mamãe... mas desejo e muito que ela seja o mais independente possível de mim. Existem coisas que quero ensinar e tento ensinar à ela agora, porque é a base de tudo, porque existem princípios que nós jamais nos desprendemos, são coisas que carregamos por toda a vida...
Mas desejo que ela tenha muita opinião, que seja firme em seus propósitos, que debata comigo assuntos dos quais não concorda, mas que saiba respeitar a opinião dos demais.
Se ela me consultar para saus decisões, ficaria honrada em opinar, mas desejo que ela decida por si só em suas escolhas. Quero que ela viva a vida da forma como ela deseja e como quer viver. Sei que muito influenciarei, porque a base de tudo veio de mim, mas que ela não se prenda ao que eu acho, e sim questione.

Gosto de deixa-la livre. Gosto de ir ao parque e deixa-la andar para onde queira, começar a brincar onde quiser, tomar a iniciativa. Gosto de ver ela fazendo suas escolhas. Não espero que ela sempre em olhe esperando minha aprovação para se decidir, quero que ela siga, que com o que ensinei à ela, dê segurança para seguir em frente.
Que ela seja firme em seus objetivos, decidida com suas escolhas.

Gá,
Eu sempre estarei olhando de pertinho o seu caminho, mesmo que não interfira, estou aqui para lhe receber quando queira. Que você faça ótimas escolhas na vida...

4 comentários:

  1. Claudinha, nem me fale neste assunto, que já entro em parafuso - rsrsrs. É difícil só de pensar. Agora sim eu entendo o porque de minha mãe ter tanta dificuldade em me ver partir no dia em que fui morar sozinha. Beijos solidários!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post, Claudia.
    Sabe eu sinto muita saudade de quando a Maria Luísa era completamente dependente de mim! E, de certa forma, não estou muito preparada para ver ela crescer assim...
    Quando penso no futuro, penso em ser igual à minha mãe na forma como ela foi cuidadosa comigo e com os meus irmãos, mas diferente naquilo que eu penso que ela falhou, como na falta de diálogo na adolescência.
    Penso também em como gostaria de estar presente o maior tempo possível na vida dela, pois quando perdi a minha mãe eu já era adulta, mas sinto uma falta tão grande dela... Não queria que a minha filha sentisse o mesmo... Mas sei que é difícil, faz parte da vida...

    ResponderExcluir
  3. Certamente ele fará excelentes escolhas!!! Vc tem influenciado positivamente sua filha desde pequenininha e quando chegar o momento dela caminhar com suas próprias pernas saberá em que direção deve caminhar. Os filhos nunca esquecem os caminhos apontados pelos pais, mesmo que em algum momento ele decida pegar algum atalho, ele sempre encontrará o caminho que seus pais lhe mostrou. Que o Senhor continue te instruindo a criar a sua filha no caminho certo. Abração!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiiiiiiiiii amigaaaa...volteiiiiiiiiiiii
    Tava bem sumida né?
    Senti saudades, mais é que eu estava sem cabeça pra nada..Yasmin fez a cirurgia mes passado e agora decidi voltar...bjos!

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!