quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor, chegou

O verão chegou de vez em São Paulo esse último mês!
E que calor é esse?????!!!!!



Apesar da moleza toda, eu me viro bem no calor, inclusive é melhor pra limpar casa, lavar louça, tudo seca (moro em apto), mas dá uma dozinha das crianças!

Bella está com dificuldade pra dormir (mesmo só com camisetinha, janela aberta, e banho demorado).
Ontem chegou da escola e coloquei ela direto dentro d'agua pra refrescar, dei banho até no Ozzy! Coloquei ela no balde na lavanderia, ele no tanque e vamos que vamos nos refrescar! Ela ficou por 5 minutos, quis sair (acho que ciúmes, eu alisando só ele), cachorro todo cheio de shampoo... me molhei toda, gostoso neh?


Ela está com a pele cheia de bolinhas, devido o calor, e quando ela fica suada coça, irrita, então o bom é dar banhos sempre. Está com muita assadura também, mesmo com pomadas, o ideal seria ficar o dia todo sem fraldinha, mas na escola não dá neh? Tomou dois banhos ontem à noite até a hora de dormir e deixei ela peladinha pra ventilar um pouco... ela amou ficar pelada! Descalço então, ela adora.

Apesar da sinusite ter atacado dia desses, eu estou dando sucos gealdos, frutas geladas, ela tomou açaí, tomou sorvete...
Coloquei pedras de gelo na água do Ozzy, e dei alguns pedaços de fruta gelada pra ele tb.

Tenho usado somente roupas de algodão, mais frescas, mas vi que preciso comprar umas camisetinhas pro verão $$$$.

Pela madrugada ela acordou com a camiseta toda molhada de suor, e de manhã mais uma vez. De madrugada até demorou pra pegar no sono. Coloquei roupas para secar no quartinho dela, pra ver se melhorava o ambiente, mas aí junta o calor com a umidade, e não sei se isso melhora.

Final de semana tenho evitado sair nos horários mais quentes, é muito desgastante, cansativo e até perigoso nesse sol! Bella tinha um protetor solar de bebê, mas venceu e nem usei, será que ela pode usar o normal já?

É uma moleza, que nem tirei fotos dela para os posts da semana...rsrsrs

E vcs aí, tem feito calor? Como têm sido?

Dormir pra quê?

Isabella têm mudado seu comportamento quanto ao sono noturno desde o dia das crianças, 12/10.

Ela dormiu sempre ás 21:30, desde sempre, desde que me lembro. Dormia a noite toda, mas à 3 meses estava acordando todas as madrugadas para ir pra minha cama.

De dia ela continua dormindo normalmente sonecas de 1:00/01:30h, uma única vez, como faz à meses.
Mas no final de semana do dia das crianças outras crianças mais velhas vieram ficar em casa, e ela ficou muito agitada, e à partir daí passou à dormir ás 22:30/23:00.
E no próximo final de semana entrou horário de verão, e aí ela extendeu mais 1 h seu sono, foi para 00:00.
Em geral, ela fica muito agitada, toma parte do leite que costuma tomar, e vai sindo do meu colo pra andar, brincar. Ela sempre dormiu mamando em meu colo, com a TV ligada baixinho. Nos últimos dias tentei com a TV desligada, com as luzes desligada... e é que fico morrendo de sono e ela brincando no escuro...rsrs.

Faz 2 noites que recusou o leitinho antes de dormir, e domiu sem mamar nada... ela já toma pouco leite (cerca de 200ml por dia). Ontem comecei o ritual do sono ás 21:00, dei banho, depois li histórias à meia luz, depois ofereci o leite, colinho, e nada. Expliquei pra ela que ia levar pro berço e ela teria que dormir lá, e assim fiz. Deitei ela no berço no escurinho, e ela resmungou, tentou levantar, mas estava com sono mesmo, demorou uma meia hora a dormiu. Fiquei lá do lado esperando, se saísse ela me chamava, e ela acabou adormecendo sozinha, por volta das 22:40h.
Nem vi ela dormindo pois adormeci na poltrona ao lado e de tanto sono até babei!!! rrsrsrs.

Essa canseira para dormir não está me deixando fazer nada após as 22:00, que era justamente a hora que eu arrumava tudo em casa, assistia um filme. Mas eu acabo dormindo junto...

Quando digo pra ela vamos dormir, ela fala várias coisas na língua dela que não entendo, mas deve estar tentando dizer: dormir, pra quê mamãe?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Apenas uma refeição- Comendo 20%

Fiquei sem tempo para escrever novos posts, mas essa semana ainda sai um!

Para registrar: Refeição da Gá do dia 15/10:

Arroz, feijão, carne desfiada, cenoura, couve flor, creme de espinafre, purê de abóbora e ovo.
Caprichei mais na refeição pois estávamos em casa esse dia. Mas desse pratinho aí, ela comeu apenas: ovo, a couve flor e a cenoura! Essa é a Gá, comendo só o suficiente para não cair (mãesofre!).
E deixo ela comer do jeito que quer: sozinha com a colher, com as mãos. Ela está tomando a Kalyamon (suplemento) que alguns dizem abrir o apetite.
Peguei uma receitinha de um caldo de legumes vitaminado e saudável, para ser misturado à qualquer comidinha (em geral ela gosta de macarrão), vou fazer e se der certo vou publicar aqui, ok?

Já pensei em fazer a dieta da Gá: comer a mesma quantidade que ela come. Mas acho que eu ia cair no segundo dia...


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ganhamos Sorteio

Ganhamos o sorteio de anivarsário do Bella Mãe, o livro Peteca:


Bella folheando, preciso me sentar com ela pra ler




Ela escolhe o DVD que quer


E me entrega para que eu coloque para assistir
 Ela está ótima, melhorou da sinusute, está comendo bem.
Bella se acostumou a dormir mais tarde nos últimos dias, antes sempre dormiu ás 21:30 e no feridão havia outras crianças aqui em casa, e ela ia dormir ás 23:00/00:00, acho que por conta da bagunça e tudo mais.
Mas as crianças foram embora, e ela continua dormindo tarde, ontem dormiu ás 23:40, e olha que deitei com ela na cama, acabou dormindo comigo!
Aí acorda às 07:00 super cansada pra ir pra escola...
Sei que o horário de verão influencia, mas mesmo assim, isso começou antes do novo horário...

E chegaram os livros da fundação Itaú, na sexta, já até li pra Bella.

Essa semana tenho muito trabalho, então boa semana!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Recadinho na Agenda

Recadinho na agenda do dia 04/10

Acabei deixando de postar aqui, mas veio recadinho na agenda falando sobre seu mal comportamento an escola: ela mordeu um amiguinho!
Pior que isso: essa semana veio outro recado, ela mordeu mais uma vez.
Converso com ela quando ela chega, explico que não pode, ela ouve, entende, mas parece que esquece 5 minutos depois! Na idade dela, posso repreender na hora, mas depois fica difícil...

Fases, fases... pobre dos bebês mordidos!
Bella já voltou com uma mordida, mas entendo que não dá pra evitar tudo a todo momento. Acho que se a escola evita sempre, e nunca nada acontece, é porque as crianças não estão interagindo. Difícil uma criança que não passa por uma fase assim neh?


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Indenpedência ou choro!

Daí que agora a Bella quer fazer TUDO sozinha!
Especialmente comer... ai de quem se atrever a ajudar, ela joga tudo no chão e sai chorando como se não houvesse amanhã...

Esse vídeo só pra mostrar que ela está bem melhor da sinusite!
Não está mais com secreção no canal lacrimal, seguimos com os remédios.

Bom final de semana!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sinusite

Hoje fomos ao Cema, é um centro de tratamento dos problemas da face (nariz, ouvido e garganta) para investigar essa secreção que sai pelo canal lacrimal, o bom é que lá tem pronto atendimento dessas especialidades, nem precisa marcar.
Passamos primeiro com o oftalmo (pediatra recomendou). Na consulta ofralmológica foi confirmado que não era conjutivite, nem uma simples alergia, e sim algo relacionado à excesso de secreção. Depois aproveitei que estava lá e passamos com o otorrino, ele pediu uma Nasofibrolaringoscopia, para certificar que era mesmo acúmulo de secreção, e sim, era, muito, e dos dois lados da face, diagnóstico: Sinusite mesmo. O otorrino ficou com dó de receitar o antibiótico, até comentou: tadinha, tão pequena... mas é necessário.
O otorrino explicou ainda que, até os três anos de idade é comum a secreção sair pelo canal lacrimal, pois ele ainda está se formando, amadurecendo, e ela ainda poderá ter outras crises assim. Gostei bastante do atendimento, e indico.

Tratamento: antibiótico, antialérgico e muita lavagem nasal com soro (3 conta gotas em cada nariz 4 x ao dia). Isso por 10 dias... começamos hoje!
Está manhosinha, dengosa, mas está se alimentando e dormindo normalmente, ainda bem!

Que a Gá melhore logo!!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia das crianças

O dia das crianças da Bella foi bem agitado, a Tia Anna (7) e a amiga Melissa (8) passaram o final de semana aqui em casa.
Como estava frio, inventamos atividades dentro de casa, mas não deu pra fugir do parquinho, elas insistiram!


Fazendo cabaninha no quarto




Melhorou da estomatite, até comeu maçã!


Bem agasalhado no parquinho


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Secreção na face, olhos lacrimejando, irritados.

Bella amanheceu assim hoje, com os olhos vermelhos, fechados de tanta secreção.
O olho direito está até menor, de tão irritado, tadinha.
Vou tentar encaixe com a pediatra hoje, mas isso é acúmulo de secreção na face, iz inalação com eucalipto, lavando o nariz várias vezes.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos Professores


Essa foi a lembrancinha de dia dos professores, uma caixa e miniaturas de barras de cereal sortidas, uma cartinha e uma foto com a professora.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BC: Presença, o presente que toda criança gosta de ganhar!

Essa é uma blogagem coletiva do Mamães em Rede, tema muito bacana para participar!
Claaaro que essa postagem está programada desde o começo de outubro, porque hoje dia 12/10, feriadão, dia de aproveitar minha cria linda Gá, e nem entro na net em feriados e finais de semana, fico só aqui babando nela, pois já passamos a semana toda separadas!


Ás vezes penso no tempo que perco do desenvolvimento dela ao estar longe trabalhando em período integral. Por mais que eu tente, nunca poderia ser tão presente como uma mãe que fica 24h ao lado de seus filhos. Mas ao mesmo tempo que queria ter essa oportunidade, também não sei se seria feliz assim. O fato é que busco ser feliz da forma que vivo.
Eu tento sempre estar presente na vida da Isabella, sempre vou nas reuniões escolares, sempre participo das festinhas, finais de semana são sempre com ela, sempre à coloquei para dormir todas as noites, é um momento nosso. Tomamos banho juntas, comemos juntas, muitas vezes até no mesmo prato. Agora ela tb me acompanha ao limpar a casa, na cozinha, eu limpando, ela sujando e SE sujando, mas esse tempo que estamos juntas é o tempo que temos, então não abro mão.
Talvez pelo fato da minha ausência grande parte do tempo sou bem permissiva, e com isso começamos a fazer cama compartilhada em casa, toda madrugada ela vêm pra minha cama, e adoro sentir seu cherinho, fico beijando e fazendo carinho até dormir junto com ela.
Não sou consumista, sou bem econômica (vulgo mãe de vaca), mas me pego comprando coisas que ela não precisa, que não tem necessidade de ter. Ela gosta de brincar com panelas, embalagens, colheres. Que ela seja feliz sem precisar de grandes presentes, sem precisar de coisas caras.
Minha filha sempre foi pra escola, e sempre me verá ir trabalhar, então esse fato não a fará sentir-se só ou sentir que tem uma mãe ausente. Ela sabe e perceberá que todo o meu tempo longe do trabalho é com ela, e faço isso com muito prazer, pois um dia inteiro longe é motivo de muita saudade.
Tenho lembranças tão boas de certos momentos da minha infância, de quando acabava a luz e todos dormíamos juntos na cama (pai, mãe, irmão e eu), coisas assim nos trazem até paz.
Quero transmitir isso à Bella...
Que nossos filhos sempre nos tenham presente em suas vidas!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estomatite- Justificando a ausência

Mil desculpas, não estou visitando so blogs amigos.
Passei por uma cirurgia, estou tentando repousar. Além disso, a Bella está com estomatite.
Ontem voltei do hospital e já fui levá-la na pediatra, ela já está sendo medicada e melhorando. Lavo a boquinha dela com bicarbonato, e depois passo a pomada, 3x ao dia.
A pedi tb passou kalyamon pra ela, pois se alimenta pouco.

Para esclarecer sobre a estomatite:

O que é estomatite?
Embora remeta a estômago, a palavra vem do grego stoma, que significa boca. Portanto, a doença consiste em uma infecção viral que acomete a cavidade bucal, provocando lesões muito dolorosas, popularmente conhecidas como aftas, que podem se estender para a região da garganta.


O que causa o problema?
Na maioria das vezes, os vilões responsáveis pela encrenca atendem pelos nomes de Herpes simples (HSV-1) e Coxsackie, sendo o primeiro mais frequente.

A prevalência aumenta nas estações de outono e inverno?
Sim, por causa da aglomeração em ambientes fechados, típica desse período, com o intuito de se proteger do frio. Essa condição favorece a propagação viral.
Existe prevenção?
A melhor forma de proteção é evitar o contato com pessoas contaminadas. Os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente também ajudam a afastar não só os vírus da estomatite como outro micro-organismos nocivos.

Como ocorre o contágio?
A encrenca costuma das as caras, principalmente, na faixa etária entre 1 e 5 anos. É nessa fase que as crianças normalmente ingressam na creche ou na escolinha e convivem muito próximas aos coleguinhas, trocando secreções. Por esse motivo, a orientação é manter o pequeno com estomatite em casa, afastado do ambiente escolar, onde pode transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?
Feridas esbranquiçadas no centro e avermelhadas nas bordas surgem nas bochechas, na gengiva, na língua, no pálato e/ou, em alguns casos, nas amígdalas. Dificuldade para engolir até mesmo líquidos faz com que a criança babe bastante. Outra manifestação comum é a febre, que pode chegar a 39 graus.

Há risco de complicações?
A consequência mais preocupante é a desidratação, já que a criança fica receosa em ingerir líquidos por conta da dor. Por isso, é importante insistir na oferta, variando entre água, sucos, água de côco e leite em temperatura ambiente. Observe se o seu filho fica mais de 8 horas sem urinar. Nesse caso, o melhor é comunicar ao pediatra. Há situações em que é necessária a internação do paciente.

Quanto tempo dura uma crise?
Até que o vírus cumpra seu ciclo, o que pode levar de 7 a 10 dias.
Como proceder, diante dos sintomas?A primeira providência é consultar o pediatra. Ele prescreverá analgésicos, que devem ser administrados em horários fixos para manter a dor sob controle. Se necessário, o especialista pode associar uma versão tópica, que facilita a ingestão de bebidas e de alimentos. A higiene bucal deve ser mantida com a frequência e procedimento corriqueiros, sem sucumbir à carinha de sofrimento do pequeno enfermo. Esse cuidado previne infecções secundárias por micro-organismos oportunistas, que se aproveitam da fragilidade do sistema imunológico. É o caso de fungos como a cândida, que podem arrastar a crise por até 20 dias.
E como deve ser a alimentação durante o quadro?
Dê preferência a alimentos pastosos, como purês de mandioquinha e de batata e aos líquidos mencionados anteriormente—chás, sucos,água-de-côco, leite... Frutas amassadinhas também são bem-vindas. Evite alimentos quentes e ácidos, que agridem ainda mais a mucosa.

Infecções de repetição são comuns?
Não. Em geral, a primeira crise é a mais agressiva, com lesões mais numerosas e muito desconforto. Depois que ela regride, porém, o micróbio não é eliminado do organismo. Ele se aloja nos nervos, esperando uma nova oportunidade para entrar em ação, quando o sistema de defesa abrir a guarda. É por isso que indivíduos que tiveram estomatite na infância podem apresentar aquelas lesões características da herpes, no lábio, quando chegarem à fase adulta. Mas, se o pequeno apresenta aftas em curtos intervalos de tempo, é necessário investigar outras causas, como traumas ou efeito colateral de medicamentos.

Fonte: bebe.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Brincar? Na loja de brinquedos é massa!

Acho que até já comentei porque aqui, que quando vou ao shopping levo a Bella nas grandes lojas de brinquedos e lá ela brinca com o que quer, enjoa, e vamos embora!

Segue umas fotos da visita de agosto, junto com algumas amigas e seus bebês. Essa loja é uma das melhores!!!


Preferência atual: os ursos de pelúcia


Mamãe, tira de mim não!


Olha o tamanho da pelúcia que ela pegou.... arrastando no chão... imagina a vendedora vendo isso...rs


Com os amiguinhos na mesa de atividades


com as mamães. Estamos no canto direito, Bella querendo ir pro chão!!!!


Bom final de semana à todos!!!
Amanhã temos piquenique, domingo eleição e segunda minha cirurgia, me desejem sorte!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Últimas da Gá (17 meses)

Minha Gá tá uma delicinha, olhas as últimas dela...

  • Ela sempre nos ajuda em casa, levando uma coisa ou outra do papai pra mamãe, e vice e versa, pedimos e ela leva.
  • Se me vê envolvida em alguma tarefa quer participar, seja limpar a casa, seja cozinhar, seja lavar a louça.... coloco ela num banquinho na minha frente e assim faço as coisas na cozinha, mais bagunça que outra coisa, e demorando o triplo do tempo.
  • O Ozzy faz suas necessidades num cantinho da sala, quando ele faz ela vêm avisar que tem coco, ela fala: Tó e fica apontando o tempo todo, até a gente tirar.
  • Quando tiro a fralda sempre mostro à ela e digo: xixi, cocô, pra ela ir assimilando
  • Peço pra ela guardar algumas coisas, ás vezes ela guarda, ás vezes fica pensativa e na dúvida se guarda ou não
  • Quer vestir as meias e calçados sozinhas
  • Quer calçar nossos calçados (do papai e da mamãe)
  • É apaixonada por avião e passarinhos, seja no céu, seja na TV
  • Dança a coreografia do "caranguejo peixe é": palma, palma, palma, pé, pé, pé, roda, roda, roda...
  • Quando a gente libera o DVD para ela, ela mesma escolhe o que quer assistir, e 75% das vezes é a galinha pintadinha, 10% palavra cantada, 5% Patati Patatá e 5% cocoricó
  • Já aponta para as partes do corpo quando a gente pergunta
  • Adora ver fotos, e aponta para quem conhece e fala coisas imcompreenssíveis
  • Está numa fase do "querer a mamãe", especialmente na hora de dormir e quando acorda de madrugada. Semana que vêm vou fazer uma cirurgia e ficarei fora 1 noite, espero que ela não acorde, se não será o caos. (confesso que adoro ela agarrada à mim, triste é quando ela não quer).
Sei que devo estar esquecendo alguma coisa....

Toda mãe tem a sua cruz...
  • Bella têm comido menos essa semana, inclusive estacionou o peso em 9kg desde agosto está assim.
  • Bateu a cabeça na porta, descorregou e bateu no batente, cortando a cabecinha... tadinha! Isso porque quando nervosa ela se joga pra trás e bate a cabeça na parede. (vou verificar isso com a pediatra)
  • Voltou a tossir essa semana, vou fazer o xarope de guaco agora (Sá, e entendi guaco mesmo, é que escrevi errado aquele dia...rsrs)
  • Está com os olhos irritados, avermelhados. Comecei a colocar um spray desembaraçante da turma da mônica, não sei se deu alergia, amanhã não passo mais.
  • Desconfio que ela esteja com terror noturno, acorda de madrugada chorando, angustiada, se levanta no berço, mas com os olhos fechados. Há dias que fica agoniada por um tempo e outros que se acalma logo que a pego no colo. Todas as madrugadas têm sido assim, à dois meses.


Limpando a casa, depois de derramar todo o suquinho na roupa!

********

Há! Ganhamos um sorteiooooo!!! Do Bela Mãe, a gata da Sher e seu gatinho Gu, que fez 1 aninho semana passada.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fomos ao Teatro, e a peça nem era infantil!

No sábado fomos ao teatro.
E fomos numa peça comum, com classificação livre.
Primeiro programa de "adulto" que a Bella faz.
Adoramos fazer programas que podemos incluí-la, e desde que nasceu tudo o que participávamos eram de coisas infantis, ou encontro entre mães, e coisas assim. Ainda não tínhamos saído em família para um programa assim. Esse teatro íamos muito antes dela nascer, é um programa da prefeitura com peças gratuitas, e todo ano abre uma temporada no segundo semestre do ano. Não entendo porquê a procura é tão pequena, pois são peças muito bacanas. As pessoas sempre reclamam que não têm acesso a teatro e por isso não vão, porque é longe, é carríssimo, e tal... mas existe esse projeto alí, na Zona Leste, perto do povão, gratuito, com peça diferentes a cada temporada... e sobraram muitos lugares.
Fui já pensando que, se a Bella não gostasse, sairíamos e pronto. Pegamos os lugares bem próxmo à entrada, para não atrapalhar a peça caso necessitássemos sair. Mas como eu previa, a peça tinha muitas músicas e a Bella gostou muito. No começo se assustou, escuto, barulho, mas e 5 minutos se acostumou, foi se soltando e no final estava dançando. Ficou 1:10h de espetáculo em meu colo, se comportou muito bem! Quase no final da peça a música acabou, ficou aquele silêncio e ela falou: abou! Foi muito engraçado...
Deixo aqui o informativo da peça, vale à pena pessoal! Teatro e música ao vivo:


A peça faz uma reflexão sobre o trabalho

*************
Continuando no final de semana:
Bella melhorou da tosse, ufa!
Mas estava sem apetite esse final de semana, almoçou e jantou muito mal. Na verdade não almoçou, só jantou e beliscou o dia todo. Até salmão eu fiz para ela provar, gostou, mas se comeu 10 grs foi muito!
E hoje de manhã já espirrou algumas vezes... ai, ai!
Não tirei fotos... pena! Sá, estou sem pilhas...rsrsrs

Boa semana à todos!